O Procon Estadualrealizou, nesta terça-feira (24/01), a Operação Rio Antigo, com o objetivo de fiscalizar padarias e restaurantes do Centro do Rio. Dos seis estabelecimentos vistoriados, cinco foram autuados. Os fiscais descartaram 88kg e 436g e 52 litros e 450 ml de produtos impróprios ao consumo.
Os fiscais descartaram 45 kg de produtos sem especificação de validade somente na Padaria da Lapa, localizada na Rua da Lapa, 37. Entre os produtos, 18kg de frango estavam armazenados em recipiente impróprio e sujo dentro do freezer e 26kg de pão francês dormido estavam em recipiente diretamente no chão, sem qualquer proteção. O local não apresentou o certificado potabilidade da água e a cozinha estava suja, com piso e teto rachados e fiação exposta. A fiscalização deu o prazo de 30 dias para sanar as irregularidades.
No Restaurante Talento do Trigo, localizado na Rua do Senado, 159, foram descartados 50L de chope claro vencido conectado ao barril. Outros 16kg de produtos que estavam sem especificação de validade também foram descartados. Havia peixes variados, carcaça de atum, salmão e camarão e queijo ralado. No local, não havia certificado de dedetização nem certificado de potabilidade da água.
O restaurante Uniko, localizado na Rua da Quitanda, 86, não apresentou irregularidades, portanto não foi autuado.
Balanço da Operação Rio Antigo
1 – Padaria Seu Zé (Rua do Riachuelo, 199): Produtos vencidos: 4Kg de palmito e 1 L de leite. Produtos sem especificação: 14kg de frios variados (tais como queijo, presunto e peito de peru);3kg e 250g de chocolate branco; 2kg e 150g de linguiça calabresa.
2 – Padaria da Lapa (Rua da Lapa, 37): Produtos sem especificação: 1kg e 100g de presunto e apresuntado; 18kg de frango armazenado em recipiente impróprio e sujo dentro do freezer; 26kg de pão francês dormido armazenado sem qualquer proteção em recipiente diretamente no chão. Ausênciado certificado potabilidade da água. Cozinha suja, piso e teto rachados, fiação exposta. Prazo de 30 dias para sanar as irregularidades.
3 – Padaria Nova Aymore (Rua da Lapa, 7): Ausência do certificado de potabilidade da água.
4 – Restaurante Santo Scenarium (Rua Lavradio, 36): Produtos vencidos: sete latas de refrigerante de 350ml cada vencido em 25/12/16 e 436g de pão de hambúrguer.
5 – Restaurante Talento do Trigo (Rua do Senado, 159): Produtos vencidos: 50L de chope claro conectado ao barril. Produtos sem especificação: 16Kg de peixes variados, carcaça de atum, salmão e camarão e 2kg e 500g de queijo ralado. Ausência do certificado de dedetização e certificado de potabilidade da água.
Leia em: http://www.procon.rj.gov.br/index.php/publicacao/detalhar/3150
No Comments